quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Diretor é cargo de confiança. DA COMUNIDADE!!!!!!

Olá Professoras e Professores!!!



Miss Trunchbull é a temida diretora no filme infantil "Matilda". Na cena acima ela dita uma ordem e explica que é "por que Eu sou grande e você é pequena e eu estou certa e você está errada, e não há nada que você possa fazer sobre isso". Quem nunca conheceu um diretor ou uma diretora assim heim?!

Essa nem de longe é a definição de um bom gestor escolar!! O bom diretor é aquele que presta atenção às demandas dos alunos e dos professores, mas também mantém-se antenado na administração da escola, sobretudo, nos recursos financeiros a serem gerenciados. "Manter um diálogo aberto com professores, funcionários, alunos e pais, garantir o direcionamento do projeto pedagógico na escola, a homogeneidade de conteúdos programáticos entre as turmas, ter bom trânsito nas diretorias de ensino e na secretaria da Educação. Tudo isso deve fazer parte do cotidiano do bom gestor", diz José Roberto Mendes, especialista em gestão escolar e diretor do departamento de Educação da Uninove (SP) em entrevista à Revista Nova Escola.

Tornar esse cargo por meio de indicação seja do governo do estado ou dos Núcleos Regionais é tirar da comunidade escolar o poder de decisão sobre os assuntos que lhe são particulares e importantes. A questão da eleição parece ser a melhor solução, mas também não é consenso entre os estudiosos. Está em questão é a politização do cargo.

Segundo a Revista Nova Escola:

"A eleição direta para a diretoria das escolas apresenta muitas vantagens, mas pesam sobre ela também algumas críticas. Uma delas é o risco da "partidarização" das escolas. Isso ocorre quando os candidatos à eleição, em vez de discutir questões pedagógicas, levam para dentro dos muros da escola suas posições políticas, fazendo desse espaço um campo de batalha ideológico. "Por isso, as escolas devem prever em seus estatutos eleitorais que as campanhas das chapas não direcionem a votos pessoais ou partidários, mas às propostas de ação apresentadas", afirma Paro. "O que não se pode imaginar é que a escola seja um local apolítico." 


O consenso é que para que as escolas tenham uma gestão democrática plena é preciso que todos os agentes da ação educativa estejam envolvidos. É bem melhor do que a temível Trunchbull, uma imagem de todos unidos em prol de uma educação e uma gestão escolar mais eficiente tanto pedagogicamente quanto administrativamente. E, sobretudo, democrática. 

Para quem quiser conferir a matéria completa da Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/gestao-democratica/diretor-cargo-confianca-comunidade-425301.shtml

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