Olá professoras e professores!
Enquanto cidadãos e cidadãs estamos acostumados já a irmos às urnas a cada dois anos. Uma vez para os cargos de Deputados, Senadores, Governadores e Presidentes; e em outro pleito votamos para a esfera municipal, para Vereadores e prefeitos. Todavia, enquanto professores, professoras e comunidade escolar também devemos exercer nosso direito ao voto. Trata-se da escolha dos diretores(as) e diretores(as) auxiliares para as nossas escolas. A próxima eleição para diretores no Estado do Paraná está agendada para o mês de novembro, mas já está cercada de dúvidas e polêmicas.
A priori, a organização e realização da eleição fica a cargo dos NRE e podem votar professores, funcionários e comunidade em geral. Pela Resolução 4122 - 19 de Setembro de 2011 os pais e alunos respondem por no máximo 50% dos votos, o restante advém dos professores e funcionários. Isto é, na prática, os professores e funcionários têm mais poder de decisão na eleição dos gestores educacionais. E é justamente esse ponto que o governo do estado quer alterar. A ideia do Deputado Estadual Luiz Claudia Romanelli (PMDB), e líder do governo na Câmara, é tornar universal o voto. Ou seja, os votos teriam o mesmo peso. Esse projeto foi aprovado esse mês.
Vale a pena pensarmos sobre a relevância do cargo de gestor para uma Gestão Democrática na escola. "Diretor é cargo de confiança, mas da comunidade", afirma uma matéria da revista Nova Escola. A questão é que em muitas regiões do Brasil o diretor ou diretora da escola é indicado e não escolhido por eleição. Vamos falar sobre a importância do cargo no próximo post. ;-)

Nenhum comentário:
Postar um comentário